18/11/2017 08:30:00

Programa de Demissão Incentivada da CUT gera ameaça de greve de funcionários

Redação/RedeTV!

Um Programa de Demissão Incentivada (PDI) lançado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) na terça-feira (14) provocou ameaça de greve por parte dos funcionários. De acordo com reportagem da edição deste sábado (18) da Folha de S. Paulo, a estimativa da entidade é cortar cerca de 60% dos vencimentos dos empregados.

Atualmente, a CUT tem 178 funcionários em seus quadros. A medida teria sido tomada após a entrada em vigor da Reforma Trabalhista elaborada pelo governo do presidente da República Michel Temer. Entre as novas regras, está o fim da obrigatoriedade do chamado imposto sindical, que equivale ao desconto de um dia de trabalho de todo empregado que está atrelado a uma entidade sindical.

Segundo a Folha, Vagner Freitas, presidente da CUT, alega que desconhece o movimento que propõe a greve e diz que os funcionários da entidade foram consultados sobre os critérios de exoneração. Ele argumenta que a redução é essencial para a manutenção das atividades da central sindical.

O PDI deve seguir até o dia 04 de dezembro. Caso não seja atingido o percentual das folhas de vencimentos previsto pela CUT, um processo de demissões deve ter início. Outras entidades sindicais, nas esferas regionais, estaduais e federais, também planejam corte de gastos, segundo a reportagem.

Recomendado para você

Comentários