18/06/2018 13:23:00 - Atualizado em 18/06/2018 13:31:00

Presidente uruguaio assume a liderança do Mercosul; Temer discursa

Redação/RedeTV!

(Foto: Divulgação/Agência Brasil)

"Quero fazer uma breve ponderação: eu acho que nós, durante muito tempo, trabalhamos para este acordo com a União Europeia. Penso, entretanto, que nós incentivamos e acentuamos muito mais as nossas negociações nestes últimos anos”, disse o presidente do Brasil, Michel Temer, nesta segunda-feira (18), em discurso na reunião de cúpula do Mercosul.

O evento, que está sendo realizado no Paraguai, foi organizado para tratar de acordos de aproximação entre o bloco de países sul-americano com a União Europeia e a Aliança do Pacífico – bloco formado por Chile, Colômbia, México e Peru. Na reunião de cúpula, também houve um ato solene, no qual o presidente paraguaio Horacio Cartes, que liderava o bloco, entregou a presidência rotativa para o presidente uruguaio, Tabaré Vázquez.

Quando teve a palavra, Temer defendeu o prosseguimento das negociações do bloco sul-americano com o europeu. O presidente ressaltou que as conversas com a União Europeia avançaram "enormemente" no período em que ele comandou o Mercosul por seis meses.

"Não devemos abandonar essa ideia desta aliança com o Mercosul", afirmou Temer. "Fechar esta porta agora significa impedir o caminho das negociações que nestes últimos tempos, com todos os naturais embaraços, têm tido razoável sucesso”, completou.

O Mercosul é formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. No dia 24 de Julho, os representantes do bloco sul-americano fazem o encontro da cúpula no México, juntamente com a Aliança do Pacífico.

Recomendado para você

Comentários