30/06/2016 07:54:00 - Atualizado em 30/06/2016 11:47:00

Polícia Federal prende Carlinhos Cachoeira em nova operação

Redação/RedeTV!

Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, que já havia sido preso acusado de comandar um esquema de exploração ilegal de caça-níqueis, foi novamente detido nesta quinta-feira (30) na Operação Saqueador, deflagrada pela Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público Federal. Além do bicheiro, os agentes também prenderam na ação o empresário Adir Assad, já condenado na Operação Lava Jato, e o ex-diretor da Delta Construções, Cláudio Abreu.

Também é alvo da ação Fernando Cavendish, ex-presidente da Delta, que, segundo a PF, saiu do Brasil no dia 22 com destino à Europa. Se ele não se entregar ou entrar em contato com a polícia, a Interpol pode ser acionada para localizá-lo.

A investigação tem como objetivo desmontar um esquema suspeito de lavagem de dinheiro envolvendo verbas públicas, no valor de R$ 370 milhões.

Segundo o MPF, foram rastreados os pagamentos feitos pela Delta a empresas de fachada. Foi verificado ainda aumento dos valores dessas transferências em anos de eleições. Foram feitas transferências, por exemplo, de R$ 80 milhões para uma obra inexistente chamada Transposição do Rio Turvo, no Rio de Janeiro.

As empresas, que só existiam no papel, recebiam o dinheiro, mas não executaram o serviço. De acordo com o MPF, as empresas de Adir Assad e Marcelo Abbud emitiam notas frias não só para a Delta, mas para muitas outras empresas. Segundo as investigações, o esquema também serviu de suporte à corrupção na Petrobras.

A empreiteira Delta, que participou de diversas obras no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foi um dos principais alvos de investigação de uma CPI realizada em 2012 para apurar os laços de Carlinhos Cachoeira com empresas e políticos. 

Recomendado para você

Comentários