14/02/2017 06:49:00

PGR demora aproximadamente 14 meses para denunciar um político na Operação Lava Jato

Redação/RedeTV!

A Procuradoria-Geral da República (PGR) leva cerca de 14 meses para efetuar uma denúncia contra políticos investigados pela Polícia Federal (PF) e Ministério Público Federal (MPF) na Operação Lava Jato. Segundo reportagem desta terça-feira (14) do jornal Folha de S. Paulo, o número tem como base os 31 inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) que são derivados da operação.

Na segunda-feira (13), o presidente da República Michel Temer afirmou, durante pronunciamento, que “se houver denúncia, o que significa um conjunto de provas que eventualmente possam conduzir ao seu acolhimento, o ministro que estiver denunciado na Lava Jato será afastado provisoriamente”. “Depois, se acolhida a denúncia, e aí sim, o ministro se transformar em réu da Lava Jato, o afastamento é definitivo”, completou.

Dessa forma, caso algum político que exerça o cargo de ministro no atual governo tiver seu nome envolvido nas investigações da PF e do MPF, a expectativa é de permanecer na cadeira até quase a metade de 2018. O segundo semestre do ano que vem será marcado pela reta final do governo Temer, com a realização de eleições para a presidência da República, senador, deputados federal e estadual e governador.

Há casos, no entanto, em que a denúncia ocorreu com uma velocidade maior, caso da investigação contra o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Nesta questão, o procurador-geral da República Rodrigo Janot levou cinco meses para elaborar a denúncia contra o político com base em um caso aberto em 2015.

Recomendado para você

Comentários