13/03/2018 06:59:00 - Atualizado em 13/03/2018 12:19:00

PF realiza operação contra fraude no sistema carcerário do Rio de Janeiro

Redação/RedeTV!

A Polícia Federal faz, na manhã desta terça-feira (13), uma operação que tem o objetivo de combater um esquema de corrupção envolvendo o sistema carcerário do Rio de Janeiro. Batizada de “Pão Nosso”, a ação é realizada em conjunto com os Ministérios Públicos Federal e Estadual e é uma nova etapa da Operação Calicute.

No total, os agentes cumprem 14 mandados de prisão, sendo nove temporárias e cinco preventivas. Um dos alvos é o delegado Marcelo Luiz Santos Martins, diretor do Departamento Geral de Polícia Especializada do Rio. Outro nome da lista da PF é o de Cesar Rubens Monteiro de Carvalho, coronel da Polícia Militar e ex-secretário estadual de Administração Penitenciária. Segundo o site G1, os dois foram detidos.

Eles são acusados de integrarem uma organização criminosa que teria fraudado contratos de fornecimento de alimentação para o sistema prisional fluminense. O esquema teria funcionado entre 2009 e 2014, período em que os contratos chegaram a aproximadamente R$ 72 milhões.

A PF também cumpre mandados de prisão contra Carlos Mateus Martins, pai do delegado Marcelo Luiz Santos Martins, e do empresário Carlos Felipe da Costa Almeida de Paiva Nascimento.

A ação envolve 120 policiais federais nos municípios do Rio, Mangaratiba, Niterói e Duque de Caxias, no estado do Rio, além de Araras, em São Paulo. Os presos serão indiciados por corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, entre outros.

Recomendado para você

Comentários