30/09/2016 13:02:00 - Atualizado em 30/09/2016 13:18:00

PF pede prisão preventiva de Palocci e ex-assessor

Redação/RedeTV!

A Polícia Federal pediu nesta sexta-feira (30) ao juiz Sergio Moro a conversão da prisão temporária do ex-ministro Antonio Palocci em preventiva. Também foi pedida a prisão do ex-assessor de Palocci, Branislav Kontic.

O ex-ministro foi preso no último dia 26 durante a 35ª fase da Operação Lava Jato juntamente com o ex-assessor e seu outro auxiliar Juscelino Antônio Dourado.

As três prisões temporárias têm prazo de validade de cinco dias, que vence hoje. Depois disso, podem ser prorrogadas pelo mesmo período ou convertidas em prisão preventiva, quando o preso fica detido por tempo indeterminado.

No documento enviado para Moro, a PF afirma que o ex-ministro teria pedido aos funcionários da sua empresa de consultoria, a Projeto, que destruíssem provas. "Foram constatadas que diversas estações de trabalho na empresa estavam plenamente equipadas, à exceção dos gabinetes dos computadores, o que pode indicar que tenham sido até mesmo destruídos ou colocados fora do alcance da Polícia Federal", diz o pedido.

Na quarta-feira (28), o Banco Central (BC) aceitou o pedido de Moro para bloquear mais de R$ 814 mil de três contas bancárias de Palocci.  

De acordo com o força-tarefa da Lava Jato, o ex-ministro teve atuação “intensa e reiterada” na defesa de interesses da empreiteira Odebrecht na administração pública federal. Segundo as investigações que resultaram na Operação Omertá, a empreiteira repassou R$ 128 milhões a uma conta que seria gerida pelo ex-ministro.

Recomendado para você

Comentários