19/04/2017 07:15:00

Palocci pode fechar acordo de delação premiada, diz jornal

Redação/RedeTV! com Agência Brasil


(Foto: ABr)

O ex-ministro Antonio Palocci pode ser um dos próximos alvos da Operação Lava Jato a fechar acordo de delação premiada. Reportagem publicada na edição desta quarta-feira (19) do jornal O Globo indicam que o político avalia relatar os casos de corrupção que cometeu e que chegaram ao seu conhecimento durante o período em que fez parte do governo.

De acordo com a publicação, um dos fatores que pode levar o petista ao acordo é justamente seu distanciamento de Palocci da política e do Partido dos Trabalhadores (PT). Além disso, o nome do ex-ministro apareceu nas delações dos executivos da Odebrecht, fator que pode agravar sua situação junto à Justiça. Segundo dos depoimentos, ele teria recebido pagamentos mediante a aprovação de medidas provisórias que beneficiariam a empreiteira.

Prisão

Preso há cerca de seis meses, Antonio Palocci já teve bens bloqueados em um total de R$ 128 milhões. Na terça (18), por unanimidade, o Superior Tribunal de Justiça decidiu manter sua detenção. Os ministros da Quinta Turma entenderam que a prisão preventiva de Palocci, decretada pelo juiz federal Sérgio Moro, é necessária para garantia da ordem pública e combater o atual quadro de "corrupção sistêmica e serial”.

Palocci e mais 14 pessoas são réus em uma ação penal relatada por Moro na 13ª Vara Federal em Curitiba. Todos são acusados dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

De acordo com a Polícia Federal, a empreiteira Odebrecht tinha uma “verdadeira conta-corrente de propina” com o PT, partido do ex-ministro. Para os investigadores, a conta era gerida por Palocci, e os pagamentos a ele eram feitos por meio do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht – responsável pelo pagamento de propina a políticos – em troca de benefícios indevidos no governo federal.

A defesa de Palocci nega as acusações e sustenta que Sérgio Moro é parcial na condução do processo.

Recomendado para você

Comentários