08/05/2017 18:50:00 - Atualizado em 08/05/2017 18:56:00

Pagamento de propinas era feito somente a Vaccari, diz ex-presidente da UTC

Redação RedeTV!

O ex-presidente da empreiteira UTC, Ricardo Pessoa, disse em depoimento nesta segunda que a operação de pagar propinas era feita somente com João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT.

Pessoa disse que nunca tratou do assunto com Antonio Palocci ou o ex-presidente Lula. 

Ao juiz Sérgio Moro, o ex-presidente da UTC falou que os repasses eram feitos aos partidos que apoiavam os diretores da Petrobras. Segundo ele, a maior parte do dinheiro ia para o PT. Pessoa disse que empresas como Odebrecht, Engevix, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez participavam daquilo que chamou de “reuniões para reduzir a competitividade”, onde eram definidas as empresas que venceriam licitações da Petrobras.

Outro que depôs nesta segunda foi Marcos Berti, executivo da Toyo Setal. Ele confirmou que, entre 2005 e 2011, participou de reuniões com representantes de outras empreiteiras para combinar quem venceria as licitações na estatal.

Nesta ação penal, o Ministério Público Federal acusa o ex-presidente Lula de receber como propina um terreno onde seria construída a nova sede do Instituto Lula e um imóvel vizinho ao apartamento do petista, em São Bernardo do Campo.

Recomendado para você

Comentários