09/10/2015 08:06:00 - Atualizado em 09/10/2015 08:11:00

Oposição promete colocar impeachment em ação na terça (13)

Redação RedeTV!

A oposição promete colocar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff em ação na próxima terça (13), sem esperar qualquer decisão do Congresso.

Nesta quinta, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, falou que o julgamento das contas do governo deverá ser concluído pelo Congresso apenas no ano que vem. A gestão Dilma teve suas contas de 2014 reprovadas pelo Tribunal de Contas da União.

Segundo a Folha de S.Paulo, Cunha indicou que irá anunciar na terça sua decisão sobre o pedido de impeachment assinado pelo ex-petista Hélio Bicudo e pelo ex-ministro da Justiça de FHC, Miguel Reale Júnior. A tenência é que a ação seja arquivada.

Líderes da oposição disseram que não vão esperar a ratificação da decisão do TCU pelo Congresso. Caso Cunha realmente arquive o pedido, as bancadas oposicionistas devem apresentar um recurso ao plenário para prosseguir com a ação de impeachment. No entanto, para que isso ocorra, a maioria dos parlamentares deve estar presente à sessão.

Se Eduardo Cunha optar por acatar o pedido de afastamente de Dilma, uma comissão especial deve analisar a petição. O impeachment seria aberto por ao menos 342 dos 513 deputados.

Recomendado para você

Comentários