27/09/2016 14:41:00 - Atualizado em 27/09/2016 14:54:00

Odebrecht aparece em lista de propina do metrô de SP

Redação RedeTV!

A empreiteira Odebrecht novamente está no centro do noticiário policial.

A Polícia Federal elaborou uma lista em que a empresa é suspeita de conseguir vantagens indevidas em contratos com o poder público. Entre elas estão pedidos de pagamentos de porcentagens referentes a obras das linhas 2 e 4 do Metrô de São Paulo. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Os e-mails revelam um pedido de pagamento de R$ 500 mil, em 2004, relacionado a uma "ajuda de campanha com vistas a nossos interesses locais". 

A mensagem foi assinada pelo diretor da Odebrecht responsável pelo contrato da Linha 4, Marcio Pellegrini, ao Setor de Operações Estruturadas da empreiteira, conhecido como "departamento de propinas" da empreiteira. Existe ainda uma referência ao codinome "Santo".

A PF não identificou codinomes destas planilhas e, por isso, os possíveis destinatários dos pagamentos não foram alvo da Operação Omertà, deflagrada na segunda-feira e que prendeu o ex-ministro Antonio Palocci. 

A PF lista mais de 20 e-mails referentes às obras do metrô , sempre de diretores e executivos ligados à obra para executivos do "departamento de propinas" e para o então presidente da Odebrecht Infraestrutura Benedicto Barbosa Júnior. Na maioria dos casos, Barbosa repassava o pedido de pagamento para Marcelo Odebrecht aprovar.

Ao todo, a PF lista mais de 20 e-mails referentes às obras do metrô paulista, sempre partindo dos diretores e executivos ligados à obra para executivos do "departamento de propinas" e para o então presidente da Odebrecht Infraestrutura Benedicto Barbosa Júnior, que na maioria dos casos repassava o pedido de pagamento para Marcelo Odebrecht aprovar.

Nos e-mails aparecem nove apelidos, sendo seis ligados às obras da Linha 2 e a porcentagens de pagamentos que variam de 0,5% a 4%, e dois ligados às obras da Linha 4. 

A Odebrecht participou do consórcio que fez os lotes 1 e 2 da Linha 4 e também atuou na expansão da Linha 2.

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