24/05/2012 05:44:00 - Atualizado em 24/05/2012 06:13:00

Mulheres trabalham 10 horas a mais do que os homens, segundo estudo

Redação/RedeTV!
Pode esquecer aquela velha história de mulher, "sexo frágil". Segundo pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), elas trabalham 10 horas semanais a mais do que os homens.

Segundo o jornal "Diário de S.Paulo", as mulheres passam, em média, 26,6 horas por semana realizando afazeres domésticos. Já os homens despendem 10,5 horas semanais para atividades semelhantes, mesmo elas empregadas e eles, desempregados.

Mesmo empregadas, as mulheres trabalham 10 horas a mais do que os homens que estão sem emprego: elas chegam do trabalho fora e ainda passam 22 horas no serviço de casa; eles só dedicam 12,7 horas da semana para a casa, mesmo desocupados.
 
"Os afazeres domésticos são atividades fortemente atribuídas às mulheres. Assim, não importa se a mulher tem uma alta renda, se é considerada chefe de família, se está ocupada; ela sempre gastará mais tempo com tarefas domésticas do que os homens", diz concluiu o órgão.

Ainda de acordo com o jornal, o estudo mostrou que 90% das mulheres fazem trabalho de casa, enquanto entre os homens a participação média é de 50%. Apesar da diferença, entre 1995 e 2009, a participação e o número de horas trabalhadas por semana pelas mulheres em casa caiu enquanto que a dos homens subiu.

Recomendado para você

Comentários