31/08/2016 17:04:00 - Atualizado em 31/08/2016 17:15:00

Michel Temer toma posse oficialmente como presidente do Brasil

Luiz Anversa/RedeTV! e Agência Brasil

Numa cerimônia rápida, Michel Temer tomou posse oficialmente como presidente da República após o afastamento definitivo de Dilma Rousseff, no julgamento ocorrido nesta quarta. A cerimônia no Senado aconteceu por volta das 16h40. Seu mandato vai até dezembro de 2018.

Michel Temer é jurista especializado em direito constitucional e atuou como parlamentar por cerca de 25 anos, entre mandatos assumidos como eleito e suplente. Foi presidente da Câmara dos Deputados por três vezes e foi eleito como vice-presidente junto com Dilma Rousseff em 2010 e depois reeleito em 2014.

No plenário, diversos parlamentares tiraram selfies com o peemedebista, que deve viajar à China ainda hoje para a reunião do G20. Antes, fará uma reunião ministerial e um discurso à população - para as cadeias de rádio e TV. A fala do presidente vai ao ar por volta das 20 horas.

A bancada aliada de Dilma boicotou a cerimônia de posse no Senado.

Dilma perdeu o mandato, mas manteve seus direitos políticos preservados, de acordo com votação do Senado, numa decisão que causou bastante polêmica nos círculos políticos de Brasília.

José Eduardo Cardozo, que defendeu Dilma, negou que houve um acordão entre PT e PMDB. O senador Ronaldo Caiado, do DEM, disse que vai protestar na Justiça contra a decisão da Casa.

Recomendado para você

Comentários