28/03/2024 12:14:00 - Atualizado em 28/03/2024 12:16:00

Macron critica possível acordo entre Mercosul e União Europeia em evento da FIESP

Redação RedeTV!

Segundo o presidente da França, o acordo é “péssimo” e não leva em consideração as questões climáticas

(Foto: Ricardo Stuckert / PR)

O presidente da França, Emmanuel Macron, discursou em São Paulo no encerramento do 8º Fórum Econômico Brasil-França, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Em seu discurso, Macron criticou o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, que é negociado desde 1999, e ressaltou que é ultrapassado e não leva em consideração questões importantes como as mudanças climáticas e a sustentabilidade.

“O Mercosul é um péssimo acordo como ele está sendo negociado agora”, disse o presidente. “Deixemos de lado um acordo de 20 anos atrás e construamos um novo acordo, mais responsável, prevendo questões como o clima e a reciprocidade”, acrescentou.

O presidente francês já havia criticado o acordo anteriormente à Comissão Europeia e classificou como “impossível” uma conclusão das negociações de livre comércio entre os blocos. 

Recentemente na França, agricultores reclamaram de produtos vindos da Ucrânia, que são mais baratos do que conseguem produzir internamente. Também mostraram preocupação acerca dos possíveis acordos com o Mercosul, pelo risco de importações mais baratas de alimentos que não cumprem as mesmas normas ambientais da União Europeia.

Antes das falas de Macron, diversos oradores discursaram a favor da negociação do acordo, como o vice-presidente, Geraldo Alckmin, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Jorge Viana, e outros empresários do setor industrial.

Lula e Macron se encontram nesta quinta-feira (28) para reunião e devem discutir questões como as negociações do acordo Mercosul-UE e a guerra entre Ucrânia e Rússia.

Veja também!

- Jair Renan Bolsonaro vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

- Prefeitura é multada por homenagem a Michelle no Theatro

- Haddad diz que é preciso insistir em acordo Mercosul-União Europeia

Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube:

Recomendado para você

Comentários