16/11/2022 09:33:00 - Atualizado em 16/11/2022 10:35:00

Lula diz que quer a COP30 na Amazônia: 'Brasil está de volta ao mundo'

Redação RedeTV!

Presidente eleito informou que vai conversar sobre o assunto com o secretário-geral da ONU nesta quarta-feira (16)

(Foto: AP)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer que a COP30, a conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), seja realizada na Amazônia. Ele informou que irá conversar com o secretário-geral da ONU, António Guterres, para que o evento chegue ao Brasil em 2025.

“Pode ficar certo que vamos falar com o secretário-geral da ONU [António Guterres] e vamos pedir para que a COP de 2025 seja feita no Brasil, e no Brasil, seja feita na Amazônia”, disse Lula em seu primeiro compromisso intencional depois que foi eleito no último dia 30.

Nesta quarta-feira (30), o presidente eleito está em Sharm el-Sheikh, no Egito, para participar da COP27. Lula esteve no estande do Consórcio dos Governadores da Amzônia Legal, onde realizou a fala sobre a COP30.

Além do presidente eleito, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), do Tocantins, Wanderlei Castro (Republicanos), e do Acre, Gladson Cameli (PP), também estão presentes. Lula chegou ao estante dos governadores por volta das 11h (por volta de 6h em Brasília) acompanhado de Fernando Haddad (PT) e de sua esposa e futura primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja.

Na noite de terça-feira (15), Lula informou que fará um pronunciamento na COP27 por volta de 12h15 (horário de Brasília) desta quarta. “O Brasil está de volta ao mundo para debater a questão climática”, escreveu.

Veja também!

>>> Duas pessoas morrem em bombardeio russo na Polônia

>>> Rússia nega autoria de ataque à Polônia

>>> Eleições 2022: PL deve entrar com pedido de anulação

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários