12/09/2017 07:05:00

Lúcio Funaro acusa Michel Temer de autorizar repasses de caixa 2 a Chalita, diz jornal

Agência Brasil


(Foto: Beto Barata/PR)

O corretor de valores Lúcio Bolonha Funaro teria afirmado em seu acordo de delação premiada que Michel Temer teria sido o responsável por autorizar um repasse de caixa 2 para pagamentos de campanha de Gabriel Chalita (PMDB-SP) à prefeitura de São Paulo em 2012. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com a publicação, Funaro teria presenciado um telefonema de Temer em que o peemedebista avalizava os pagamentos mediante liberação de créditos da Caixa Econômica Federal para terceiros. À época, o político ocupava o cargo de vice-presidente da República.

Henrique Constantino, empresário da Gol, teria pedido a Funaro uma prova de que Temer era o responsável por pedir o dinheiro para a campanha de Chalita. O telefonema, então, teria ocorrido.

Uma planilha apresentada por Funaro à polícia mostraria pagamentos de cerca de R$ 1,55 milhão para a campanha eleitoral de Gabriel Chalita creditados a Hugo. Este seria Hugo Fernandes da Silva Neto, apontado como intermediário na negociação de Funaro e Constantino.

Em sua delação premiada, Lúcio Bolonha Funaro também teria citado Geddel Vieira Lima, Eduardo Cunha, Moreira Frando, Romero Jucá, Reinaldo Azambuja, Sérgio Soraes e Delcídio do Amaral como outros nomes beneficiados por pagamentos ilícitos.

As informações sobre o episódio, segundo a Folha, constam no relatório da investigação de uma suposta formação de quadrilha por parte de integrantes do PMDB na Câmara dos Deputados. O presidente da República Michel Temer negou a existência do telefone e disse que  “informação é totalmente falsa”. Já Henrique Constantino, por meio de sua assessoria de imprensa, declarou que “segue colaborando com as autoridades”.

Recomendado para você

Comentários