21/02/2018 08:59:00 - Atualizado em 21/02/2018 09:24:00

José Dirceu vira réu pela terceira vez na Operação Lava Jato

Redação/RedeTV!


(Foto: Agência Brasil)

O juiz federal Sérgio Moro aceitou na última terça-feira (20) a terceira denúncia contra o ex-ministro José Dirceu. Antes, o petista já havia sido condenado duas vezes por corrupção e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato. A defesa do político ainda não se pronunciou sobre o caso.

No terceiro processo, Dirceu é acusado de receber R$ 900 mil de propina da Engevix e R$ 1,5 milhão da UTC em acertos de corrupção envolvendo contratos da Petrobras, segundo denúncia do Ministério Público Federal (MPF). Além dele, Luiz Eduardo de Oliveira, irmão de José Dirceu, e os ex-executivos Walmir Pinheiro Santana e Gerson Almada se tornaram réus na ação.

O ex-ministro foi preso durante a 17ª fase da Lava Jato, batizada de “Pixuleco”, em agosto de 2015. Em maio de 2017, Moro determinou que Dirceu deixasse a prisão com tornozeleira eletrônica, impedindo que o político saísse da cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo.

Em sua primeira condenação em primeira instância na Lava Jato, Dirceu recebeu uma sentença de 20 anos e 10 meses de prisão por organização criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O TRF-4 aumentou a pena para 30 anos, 9 meses e 10 dias. A segunda sentença de Sérgio Moro foi uma pena de 11 anos e três meses em regime fechado.

Recomendado para você

Comentários