20/04/2017 14:05:00 - Atualizado em 20/04/2017 14:05:00

Ibope: Lula é o presidenciável com o maior potencial de votos

Redação/RedeTV!

Uma nova pesquisa conduzida pelo Instituto Ibope mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o presidenciável com o maior potencial de votos em relação aos nomes questionados pela pesquisa. É a primeira vez, considerando a margem de erro, desde 2015 em que os eleitores que dizem que votariam nele (30%) ou que poderiam votar (17%) se equiparam aos que dizem que não votariam de maneira alguma (51%). 

A pesquisa foi realizada antes da divulgação pública da lista do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato, que, de acordo com as delações de executivos da Odebrecht, acusa o ex-presidente de corrupção ao lado de uma dezena de políticas.

Os três grandes nomes do PSDB - Geraldo Alckmin (SP), Aécio Neves (MG) e José Serra (SP) - viram suas intenções de votos caírem bastante. O percentual de eleitores que afirmam que com certeza ou poderiam votar em Aécio caiu de 41% para 22%; o de Alckmin, de 29% para 22% e o de Serra, de 32% para 25%. Os três aparecem acima de Lula em apenas um quesito: taxa de rejeição - 62% (Aécio), 54% (Serra) e 58% (Alckmin). 

Pela primeira vez também foi testado o nome do prefeito de São Paulo, João Doria, como possível presidenciável. O 'gestor', como ele mesmo se chama, aparece com 24% de eleitores potenciais, sendo que metade deste número é de pessoas que votariam 'com certeza' nele. A rejeição dele também é menor do que a dos companheiros de partido: 32%. 

A ex-ministra Marina Silva (Rede) apresentou redução no potencial de voto e sofre também com um aumento de rejeição. Um terço dos eleitores acredita que ela é uma possível opção, em comparação com os 39% que a apoiavam há um ano. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 11 de abril e entrevistou 2.002 entrevistas em 143 municípios de todo o Brasil. A margem de erro é dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Recomendado para você

Comentários