25/05/2016 19:01:00 - Atualizado em 25/05/2016 22:36:00

Gravação mostra promessa de ajuda de Sarney a Sérgio Machado, diz jornal

Redação/RedeTV! com agências

O ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP) teria prometido ajuda a Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, para evitar que seu caso seja transferido para o juiz Sérgio Moro, na 13ª Vara Federal de Curitiba, no Paraná, sem que advogados fossem "metidos no meio". De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a conversa teria sido gravada pelo próprio Machado, que é alvo de investigação da Operação Lava Jato.

O diálogo teria sido registrado no último mês de março e expõe a preocupação de Sarney  com um possível acordo de delação de Sérgio Machado. "Nós temos é que fazer o nosso negócio e ver como é que está o teu advogado, até onde eles (estão) falando com ele em delação", diz o ex-presidente em trecho publicado pela Folha.

O ex-presidente da Transpetro, então, sinaliza que há insinuações da Procuradoria-Geral da República no sentido de uma delação, ao que José Sarney responde que "nós temos é que conseguir isso (pedido de Machado). Sem meter advogado no meio". Ainda segundo o jornal, o áudio mostra Machado concordando com o ex-presidente, afirmando que "advogado não pode participar disso".

Sarney é a terceira pessoa a ser alvo de gravações de Sérgio Machado, que já teve conversas divulgadas com o senador Romero Jucá (PMDB-RR)  e o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL).

Delação

O acordo de delação premiada de Sérgio Machado, ex-diretor da Transpetro, empresa subsidiária da Petrobras, foi homologado hoje (25)  pelo ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). Machado é investigado na Lava Jato por supostos desvios na estatal durante o período em que ocupou o cargo.

Machado é ex-senador e voltou a ser notícia nesta semana, após divulgações de gravações nas quais manteve conversas com o senador Romero Jucá (PMDB-RR), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e o ex-presidente da República e do Senado, José Sarney.

A primeira conversa, divulgada na segunda-feira (23), levou ao afastamento de Jucá do comando do Ministério do Planejamento.

Em nova gravação, divulgada nesta quarta-feira pelo jornal Folha de S.Paulo, Machado conversa com Calheiros e defende mudanças na lei que trata de delação premiada, de forma a impedir que um preso se torne delator.

Recomendado para você

Comentários