19/02/2018 14:19:00 - Atualizado em 19/02/2018 16:42:00

Governo vai pedir mandados de busca e apreensão coletivos no Rio, diz ministro

Redação/RedeTV!

(Foto: ABr)

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou nesta segunda-feira (19) que o governo federal vai pedir à Justiça que possa expedir no Estado do Rio de Janeiro mandados coletivos de busca e apreensão e de prisão. A intenção é conseguir que os mandados coletivos abranjam toda uma área e não só um endereço específico o que, segundo ele, evitaria o deslocamento de bandidos.  

A declaração do ministro foi feita após participar de uma reunião, convocada pelo presidente Michel Temer, com membros dos conselhos de República e da Defesa Nacional para discutir a intervenção no Rio de Janeiro, no Palácio da Alvorada.  

“Isso é uma ordem judicial que já foi empregada outras vezes no Rio de Janeiro e estamos peticionando que volte a ser utilizada em alguns lugares. Em lugar de você colocar rua tal, quadra tal [no mandado], você vai dizer uma rua inteira, uma área ou um bairro. Em lugar de ser uma casa pode ser uma comunidade, um bairro. Isso tudo com a máxima transparência, com a participação do Ministério Público e obviamente que só podemos fazê-lo se tivermos uma ordem judicial para tanto”, explicou o ministro.

O ministro fez questão ainda de reiterar que não se trata de uma intervenção militar, mas federal e civil e que os recursos necessários para a medida estarão disponíveis assim que o general Braga Netto, nomeado interventor, apresentar o planejamento.

Recomendado para você

Comentários