17/10/2017 06:55:00

Governo federal pode reduzir mudanças na reforma da Previdência

Redação/RedeTV!

O governo federal estaria avaliando uma possível alteração no texto da reforma da previdência com o objetivo de colocar o projeto em votação na Câmara dos Deputados e no Senado ainda este ano. A informação é da edição desta terça-feira (17) do jornal Folha de S. Paulo. 

Segundo a publicação, o assunto foi discutido durante um encontro de membros do governo ocorrido na semana passada. Entre os presentes na reunião estão os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles; da Casa Civil, Eliseu Padilha; o relator da reforma na Câmara, Arthur Oliveira Maia; e o secretário de Previdência, Marcelo Caetano.

A movimentação do governo do presidente Michel Temer pode reduzir as mudanças propostas na reforma originalmente. O texto foi aprovado em maio deste ano em uma comissão na Câmara, mas seria alvo de pressão por parte de políticos para que determinados pontos sejam excluídos.

De acordo com a Folha, apesar de negociar tais alterações, três pontos devem ser considerados intocáveis pelos governistas: a idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres; a regra de transição; e o tempo de contribuição de pelo menos 25 anos.

As tratativas do governo sobre possíveis mudanças na reforma da Previdência só deve começar após a votação da segunda denúncia contra Michel Temer. Pelos cálculos do governo, segundo a Folha de S. Paulo, há possibilidade de o texto ser votado em novembro na Câmara e, posteriormente, ir ao Senado, cujo ano legislativo vai até 22 de dezembro.

Recomendado para você

Comentários