24/05/2017 17:02:00 - Atualizado em 24/05/2017 18:50:00

Governo convoca tropas federais para conter protestos em Brasília

Redação RedeTV!

(Foto: Mídia Ninja)

A pedido do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o governo determinou que tropas federais protejam os prédios da Esplanada dos Ministérios.

Há pouco, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, informou, em breve pronunciamento, que tropas das Forças Armadas já estão posicionadas no Palácio do Planalto e no Itamaraty. Segundo o ministro, mais homens estão se deslocando para proteger os demais prédios da Esplanada, os ministérios e o Congresso Nacional.

De acordo com Jungmann, a medida foi necessária porque a marcha Ocupa Brasília, “prevista como pacífica, degringolou para a violência, desrespeito, ameaça às pessoas”.

"O senhor presidente da República decretou, por solicitação do presidente da Câmara, uma ação de garantia da lei e da ordem”, disse o ministro da Defesa. Jungmann também falou que os protestos viraram “baderna”. "O senhor presidente da República faz questão de ressaltar que é inaceitável baderna, inaceitável o descontrole e que ele não permitirá que atos como esse venham a turbar o processo que se desenvolve de foram democrática e com respeito às instituições”, terminou

A Garantia de Lei e da Ordem concedem de forma provisória aos militares o poder de atuar com poder de polícia até o restabelecimento da normalidade - como acontece no emprego das tropas em comunidades do Rio de Janeiro.

Recomendado para você

Comentários