24/05/2016 10:27:00 - Atualizado em 24/05/2016 10:54:00

Governo anuncia nova proposta da meta fiscal; acompanhe ao vivo

Redação/RedeTV!

NBR

O presidente interino Michel Temer reuniu líderes do Congresso Nacional nesta terça-feira (24) para anunciar as primeiras medidas econômicas do governo. Temer começou a falar por volta das 10h30.

Temer iniciou seu discurso dizendo que está governando ''junto'' com os parlamentares e que as críticas de que ele está ''instituindo um semiparlamentarismo'', na verdade, o agradam.

Ele afirmou ainda que está há 12 dias no governo, mas tem a impressão que está há 2 anos e acrescenta: ''Não será num prazo de 12 dias que vamos tirar o país da crise".

O presidente em exercício também garantiu de que ''ninguém quer barrar investigações''. "Todos querem ter direito à defesa, mas nada em que o governo possa interferir", declarou.

Meta Fiscal

O plenário do Congresso Nacional deve votar nesta sessão a nova meta fiscal encaminhada pelo governo, que prevê rombo primário recorde de 170,5 bilhões de reais neste ano.

A nova proposta precisa ser aprovada até o final de maio, sob o risco de paralisar o funcionamento da máquina pública. A equipe econômica da presidenta afastada Dilma Rousseff havia pedido inicialmente autorização ao Congresso para um déficit primário de R$ 96,6 bilhões.

Temer entregou pessoalmente na tarde de segunda-feira (23) ao Congresso a proposta da nova meta fiscal  e foi recebido com vaias e gritos de golpista por manifestantes ligados ao PT.

O pmdbista  estava acompanhado dos ministros Geddel Vieira Lima, da Secretaria de Governo; e Eliseu Padilha, da Casa Civil. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, chegou logo em seguida. O ministro do Planejamento, Romero Jucá, também participou da reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros.

A decisão de ir ao Congresso foi tomada na sexta-feira (20) por Temer na tentativa de demonstrar respeito ao Legislativo, a quem cabe votar a nova meta, e sensibilizar os parlamentares sobre a necessidade da aprovação de medidas econômicas importantes para o novo governo, a começar pela meta fiscal.

Recomendado para você

Comentários