02/09/2015 13:53:00 - Atualizado em 02/09/2015 14:00:00

Governo age para evitar análise de vetos polêmicos e sessão do Congresso é adiada

Reuters

BRASÍLIA (Reuters) - O Congresso Nacional adiou mais uma vez, nesta quarta-feira, a análise dos vetos presidenciais, por falta de quórum, deixando de votar, por exemplo, a decisão da presidente Dilma Rousseff de barrar reajustes de até 78,56 por cento para os servidores do Judiciário e a extensão da política de correção do salário mínimo ao aposentados.

A sessão conjunta da Câmara e do Senado chegou a ser iniciada por volta das 11h, mas foi encerrada pelo deputado Waldir Maranhão (PP-MA), vice-presidente do Congresso, pouco depois das 12h30, por falta de quórum entre os senadores para votação.

Havia, naquele momento, 37 senadores, quando o mínimo para deliberar seria 41. Do lado da Câmara, porém, havia quórum, superando os 257 deputados necessários.

Após o anúncio de encerramento da sessão, houve bate-boca entre governistas e integrantes da oposição, que acusavam aliados do governo de manobrarem para evitar a votação de vetos.

'Estão fechando o Parlamento brasileiro', afirmou o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG).

Já parlamentares da base argumentaram que, embora houvesse uma orientação para evitar a análise desses vetos, o encerramento da sessão obedeceu às regras do regimento.

O vice-líder do governo na Câmara, Sílvio Costa (PSC-PE), afirmou que havia um requerimento sobre a mesa para ser votado, o que exigiria o quórum de deliberação.

'A palavra não é manobra. Tem uma estratégia do governo para não votar', disse o vice-líder a jornalistas após discussão com parlamentares da oposição.

'O governo está conversando com os partidos... porque essa pauta-bomba aí dá um prejuízo ao Brasil de 42 bilhões (de reais)', disse, referindo-se ao eventual impacto da derrubada dos vetos mais polêmicos.

O Ministério do Planejamento estima que somente o reajuste dos servidos do Judiciário poderia gerar despesas adicionais de 25,7 bilhões de reais nos próximos quatro anos.

Recomendado para você

Comentários