19/10/2016 06:48:00 - Atualizado em 19/10/2016 07:16:00

Gilmar Mendes acusa juízes de usarem lei da Ficha Limpa para chantagear políticos

Redação RedeTV!

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Gilmar Mendes, em sessão da corte na terça-feira (18), afirmou que juízes e integrantes do Ministério Público usam a Lei da Ficha Limpa para chantagear políticos.

Durante a análise de um recurso apresentado por um candidato a prefeito de Quatá, em São Paulo, condenado por improbidade administrativa e dano erário, resultando na cassação de seu registro, Gilmar Mendes defendeu ex-ministros de Fernando Henrique Cardoso acusados na Justiça Federal pelos mesmos crimes e disse que o TSE precisa ser cauteloso em relação a Ficha Limpa.

"Promotores e juízes ameaçam parlamentares com a lei da Ficha Limpa, essa é a realidade. Há abuso de poder. Ao empoderarmos determinadas instituições, estamos dando a elas um poder que elas precisam para fazer esse tipo de chantagem", disse, sem citar nenhum nome.

Os ministros defendidos pelo presidente do TSE são Pedro Parente (Casa Civil), José Serra (Planejamento) e Pedro Malan (Fazenda). O trio responde um processo de improbidade por irregularidades no Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer), de 1994. O caso, há oito anos fechado, foi reaberto em março.

"Nós erramos ao fazer essa ação voltar, porque é um escândalo, uma ação que salvou o país. E aí, as pessoas ficam expostas à essa assanha de pessoas que não entendem nada de política pública, que não sabem nada do que se está fazendo e aí saem a palpitar", afirmou. "Ou seja, gente do melhor quilate, como Serra, como Malan e Parente estão submetidas à ação de improbidade até hoje, enquanto esses ladravazes estão soltos", completou.

Recomendado para você

Comentários