23/08/2017 00:53:00 - Atualizado em 23/08/2017 03:22:00

Geddel Vieira Lima se torna réu por obstruir a Justiça

Redação RedeTV!

(Imagem: Arquivo Agência Brasil)

O juiz da 10ª Vara Federal de Brasília, Vallisney de Souza Oliveira, aceitou nesta terça-feira (22) denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) por obstrução à Justiça. O peemedebista é acusado de tentar impedir a delação do doleiro Lúcio Funaro em investigação ligada à Operação Cui Bono. 

Geddel teria, segundo o MPF, feito várias tentativas para impedir a delação do doleiro Lúcio Funaro em investigação que apura fraudes em liberações de crédito da Caixa Econômica Federal. Entre os anos de 2011 e 2013, o ex-ministro foi vice-presidente de Pessoa Jurídica do banco estatal. 

Na denúncia apresentada à Justiça Federal, o MPF afirma que Geddel fez 17 ligações para Raquel Pita, mulher de Funaro, depois que o doleiro foi preso. A intenção dos telefonemas seria, segundo o MPF, intimidar o casal e dissuadir o doleiro da ideia de assinar o acordo de colaboração premiada, que poderia comprometer o ex-ministro. 

Geddel Vieira Lima teve a prisão preventiva decretada pela Justiça no último dia 3 de julho e chegou a ser levado para o presídio da Papuda, no Distrito Federal. No dia 12 de julho, entretanto, foi beneficiado com a autorização de transferência para prisão domiciliar e permanece em seu apartamento na capital baiana.

O juiz Vallisney de Souza Oliveira deu prazo de dez dias para que a defesa do peemedebista apresente suas alegações iniciais. 


Recomendado para você

Comentários