13/09/2017 06:37:00 - Atualizado em 13/09/2017 14:07:00

Ex-presidente Lula depõe pela segunda vez a Sérgio Moro nesta quarta-feira (13) em Curitiba

Agência Brasil com Redação/RedeTV!


(Foto: Agência Brasil)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou por volta das 13h50 desta quarta-feira (13) no prédio da Justiça Federal em Curitiba para seu depoimento. A audiência estava marcada para começar às 14h.

Lula será questionado sobre ação penal que investiga suposto esquema de corrupção acerca de oito contratos firmados entre 2004 e 2012 entre a empreeiteira Odebrecht e a Petrobras. O processo corre no âmbito da Operação Lava Jato.

Este é o segundo depoimento do político a Moro. Em maio deste ano, Lula foi ouvido sobre supostas irregularidades envolvendo um apartamento triplex construído no município do Guarujá, no litoral de São Paulo.

No processo do depoimento desta quarta, o petista tem acusações de nove crimes de corrupção passiva e 94 de lavagem de ativos. Os advogados de defesa do ex-presidente negam as acusações.

Segundo a denúncia do MPF, a Odebrecht comprou um terreno em São Paulo para a construção do Instituto Lula e uma cobertura em São Bernardo do Campo, vizinha ao apartamento onde o ex-presidente mora. Segundo a força-tarefa da Lava Jato, o valor das vantagens indevidas recebidas por Lula se aproxima dos R$ 13 milhões.

Esquema de segurança

Para atuar no esquema de segurança, foram destacados cerca de mil policiais militares, além de representantes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (Diep), Guarda Municipal, Polícias Rodoviária Estadual e Federal, Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), entre outros órgãos. A expectativa é que 50 ônibus cheguem a Curitiba com cerca de 5 mil manifestantes.

Recomendado para você

Comentários