24/07/2017 18:42:00 - Atualizado em 24/07/2017 19:29:00

Emendas parlamentares disparam em julho, aponta ONG

Redação RedeTV!

O total de emendas parlamentares liberadas pelo governo nas três primeiras semanas de julho equivale a praticamente tudo que foi liberado nos seis primeiros meses do ano, de acordo com a ONG Contas Abertas.

As emendas são previstas no Orçamento. Esse dinheiro precisa ser obrigatoriamente destinado a projetos e obras nas bases eleitorais do parlamentar. A liberação dos recursos é obrigatória e o governo tem o ano inteiro para realizar os repasses. 

De janeiro a junho, foi liberado mais de R$ 2,12 bilhões. Nas três primeiras semanas de julho, foram R$ 2,11 bilhões desembolsados.

Esses valores dizem respeito às emendas "empenhadas", que são o compromisso de pagamento, mas não efetivamente liberado. 

Esse aumento na liberação de emendas aconteceu principalmente depois das mudanças de membros na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Após a recusa do relatório de Sergio Zveiter, que pedia o prosseguimento das investigações, a CCJ aprovou o relatório de Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que recomendava o arquivamento do caso.

Recomendado para você

Comentários