26/05/2016 17:05:00 - Atualizado em 26/05/2016 17:30:00

Em nova gravação, Renan orienta delação de Delcídio no Conselho de Ética

Redação RedeTV!

Nova gravação do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, feita no dia 24 de fevereiro, mostra o presidente do Senado, Renan Calheiros, orientando um homem identificado como Wanderberg, suposto intermediário de Delcídio do Amaral (MS), a como proceder na delação do então senador. O áudio foi divulgado pela repórter Camila Bomfim, no Jornal Hoje, da TV Globo.

Renan afirma que o presidente do Conselho de Ética, João Alberto Souza (PMDB-MA), deveria pedir diligências para que não houvesse suspeitas de que o processo estava parado. Ele também sugere que Delcídio escreva uma carta em tom humilde para mostrar arrependimento.

Na época em que a gravação foi feita, Delcídio não havia sido cassado e seu processo ainda estava no Conselho de Ética. Renan, que também chama o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de "mau-caráter", não tinha conhecimento de que o ex-petista já era delator da operação Lava Jato.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (26), a assessoria de Renan Calheiros afirma que o presidente do Senado, na verdade, acelerou o processo de cassação. O peemedebista nega que tenha tentado obstruir as investigações da Lava Jato e que apenas "opinou com um amigo do ex-senador, mas disse que o processo não podia ficar parado, como não ficou".

Recomendado para você

Comentários