29/08/2016 11:23:00 - Atualizado em 29/08/2016 11:39:00

Dilma se dirige a senadores indecisos e pede que votem contra o impeachment

Reuters

A presidente afastada, Dilma Rousseff, fez nesta segunda-feira um apelo aos senadores que ainda estão indecisos sobre a votação no julgamento do impeachment para que não a condenem injustamente, ressaltando que todos serão julgados pela história.

"Lembrem-se do terrível precedente que a decisão pode abrir para outros presidentes que virão, governadores, prefeitos atuais e futuros. Condenar sem provas substantivas, condenar um inocente", afirmou Dilma em seu depoimento no Senado.

"Peço que façam justiça a uma presidente honesta, que jamais cometeu qualquer ato ilegal", continuou, urgindo para que votassem contra o impeachment.

Durante sua fala, Dilma ressaltou que o processo estava marcado "do início ao fim por um clamoroso desvio de poder. É isso que explica a absoluta fragilidade das acusações que contra mim são dirigidas".

Afastada desde maio, Dilma é acusada de crime de responsabilidade por atrasos de repasses do Tesouro Nacional ao Banco do Brasil no âmbito do Plano Safra e pela edição de decretos com créditos suplementares sem autorização do Congresso.

A defesa da petista tem reiterado que os repasses não constituem operação de crédito, o que seria vedado pela legislação, e que não há ato doloso da presidente que configure um crime de responsabilidade.

Recomendado para você

Comentários