30/06/2015 21:32:00 - Atualizado em 30/06/2015 21:37:00

Dilma: Queremos abrir mais a nossa economia

Igor Gadelha/Agência Estado

A presidente Dilma Rousseff afirmou, durante discurso na cerimônia de encerramento da Cúpula Empresarial Brasil-EUA, em Washington, que o Brasil quer abrir mais sua economia. Em fala para investidores brasileiros e americanos, ela ressaltou que há uma "série de oportunidades" de investimento no Brasil e defendeu que o País é uma opção "segura e atraente" para se investir.

Dilma reforçou que, para preservar as conquistas sociais dos últimos 12 anos, o governo está adotando uma série de medidas para fortalecer a economia, a começar pelo ajuste fiscal, com o realinhamento de preços e outras medidas do lado da oferta. Ela citou também o Plano Nacional de Exportações, lançado na semana passada, que, na avaliação dela, deve estimular o comércio exterior, transformando-o em um "vetor ainda mais importante de crescimento".

"Queremos abrir mais nossa economia. (...) Podemos ter mais Brasil no mundo e, obviamente, mais mundo no Brasil", afirmou Dilma. De acordo com a presidente, o País quer "conquistar novas fronteiras, com base em experiências bem-sucedidas". Nesse sentido, ela destacou o lançamento da segunda fase do Programa de Investimento em Logística, que, segundo ela, deve facilitar o fluxo de mercadorias e pessoas e beneficiar estados e municípios.

"O Brasil quer o setor privado atuando de forma clara em todas essas áreas. Oportunidades existem, e nós estamos atraindo investidores de todos os países do mundo e esperamos que venham aqui dos Estados Unidos também", afirmou. Dilma destacou que o País tem estabilidade para receber esses investimentos. "Quero aproveitar para convidar investidores a se somar no esforço de modernização da economia brasileira", acrescentou.

Dilma defendeu a expansão do comércio exterior entre os dois países, incluindo produtos manufaturados. Em sua fala, ela destacou que, na reunião de trabalho que teve nesta terça-feira com o presidente Barack Obama, os dois países avançaram nas discussões em diversas direções, entre elas, a tratativa para facilitação do comércio.

Outra área em que os dois países avançaram, acrescentou, foi na de energia renovável. Ela lembrou que Estados Unidos e Brasil têm metas de ampliar para 20% a participação de energia renovável em suas respectivas matrizes energéticas até 2030. Nesse contexto, a presidente citou também que o Brasil reduziu em 41% as emissões de carbono desde 2005, enquanto Estados Unidos, em 20%. "São as duas maiores reduções de emissões ocorridas no mundo", ressaltou.

Dilma destacou ainda a decisão do governo americano de incluir o Brasil no "Global Entry Program", que vai permitir a brasileiros que viajam com frequência para os Estados Unidos entre no país sem passar por fila de imigração. De acordo com a presidente, o objetivo é de que o programa esteja em perfeito andamento até o primeiro semestre do próximo ano.

Recomendado para você

Comentários