13/04/2017 14:04:00 - Atualizado em 13/04/2017 14:12:00

Delator diz que Cunha orientou pagamentos de propina a Jucá, Chinaglia e Mabel

Redação/RedeTV!


(Foto: Wilson Dias/ABr)

O ex-presidente da Odebrecht Energia, Henrique Valladares, afirmou que Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi o responsável por orientar a divisão de valores de propina para Romero Jucá (PMDB-RR), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Sandro Mabel (PMDB-GO). De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a declaração consta em delação premiada do executivo à Procuradoria-Geral da República (PGR). 

Valladares afirmou que R$ 30 milhões deveriam ser distribuídos aos três políticos indicados pelo ex-presidente da Câmara e deputado cassado. Outros R$ 20 milhões teriam sido entregues ao próprio Cunha, que repassaria parte do montante a seus aliados.

Os valores citados pelo ex-executivo da Odebrecht em sua delação teriam sido distribuídos como forma de compensar a defesa de políticos em prol do consórcio formado pela empreiteira e por Furnas para executar a a construção da hidrelétrica de Santo Antônio, localizada no Rio Madeira, na cidade de Porto Velho. As obras do projeto foram concluídas em dezembro de 2016.

No depoimento, Valladares afirmou que os estudos realizados pelo consórcio para a implantação do projeto contrariaram o governo e a pasta comandada pela então ministra Dilma Rousseff (PT), durante a gestão de Lula (PT), o que teria gerado certa “implicância” por parte do governo. Isso, segundo o executivo, teria feito com que o leilão da hidrelétrica de Jirau - que faz parte do complexo que inclui a Santo Antônio - tivesse outro consórcio vencedor. A partir daí, Eduardo Cunha foi procurado pela Odebrecht e por Furnas visando o leilão do qual as empresas saíram vencedoras.

Recomendado para você

Comentários