23/10/2017 07:03:00

Datafolha mostra que somente 19% dos brasileiros seguem voto recomendado por líder religioso

Redação/RedeTV!


(Foto: ABr)

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (23) mostra que a influência direta de líderes religiosos no voto do eleitor atinge apenas 2 em cada 10 brasileiros, representando 19% das pessoas. O levantamento do instituto computa apenas a opinião de eleitores que declararam ser religiosos, excluindo os 8% de brasileiros que declararam não seguir qualquer religião.

Os dados apontam que evangélicos são os que mais levam em consideração a orientação feita pelo líder de sua igreja. Entre os pesquisados, 26% declararam considerar a indicação feita para o voto. Entre os católicos, 17% dizem dar ouvidos a padres, bispos e outros líderes.

A pesquisa mostra também que os fieis, apesar de ouvirem as recomendações, muitas vezes não efetivam o seu voto no candidato indicado. Somente 9% do total de pesquisados religiosos confirmaram ter votado no político citado pelos líderes. Entre os católicos, a porcentagem é de 6 pontos. Já entre evangélicos, o total atinge 16%.

Outro questionamento feito pela pesquisa foi a possibilidade de cada pessoa votar em um eventual candidato a presidente católico, evangélico ou ateu. No caso do católico, 25% disseram que votariam com certeza, 49% talvez, 16% de jeito nenhum e 10% deram outra resposta ou não quiseram opinar. No caso do evangélico, 21% disseram que votariam com certeza, 46% talvez e 24% de jeito nenhum. Já se o candidato se declarasse ateu, 8% disseram que votariam com certeza, 33% declararam que talvez e 52% disseram que não o escolheriam de jeito nenhum.

A pesquisa do instituto Datafolha foi feita entre os dias 27 e 28 de setembro. Foram entrevistados 2.772 eleitores em 194 cidades do país. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Recomendado para você

Comentários