30/04/2017 06:51:00 - Atualizado em 30/04/2017 07:11:00

Datafolha: Lula segue na liderança para 2018; Marina e Bolsonaro empatam em 2º

Redação/RedeTV!

Lula e Bolsonaro são destaques em pesquisa (Foto: divulgação)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança em nova pesquisa da eleição presidencial de 2018 divulgada neste domingo (30) pelo Instituto Datafolha.

Na primeira simulação feita após a divulgação dos detalhes das delações premiadas de executivos da Odebrecht, o petista aparece na frente em todos os cenários: com os tucanos Aécio Neves, Geraldo Alckmin e João Doria Jr.

O que chama atenção na nova pesquisa é o crescimento do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que alcançou o segundo lugar e aparece tecnicamente empatado com a ex-senadora Marina Silva (Rede) nos cenários em que Lula foi incluído. 

Na simulação sem o ex-presidente e com o atual prefeito de São Paulo, João Doria, Marina lidera com 45%, empatada com Bolsonaro, que tem 44%. Doria, com 20% das intenções de voto, ficaria atrás de Ciro Gomes (PDT), que alcançou 30%.

No cenário sem Lula e com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a diferença entre a representante da Rede e o candidato direitista aumenta. Marina aparece com 25% e Bolsonaro, com 16%. O tucano também surge apenas na quarta colocação, atrás de Ciro, com 8%. 

Na simulação que inclui os três nomes do PSDB, Lula e até o juiz Sérgio Moro (sem partido), o petista tem ampla vantagem e lidera com 29%. Marina Silva e Bolsonaro aparecem empatados na segunda colocação, com 11%. Sérgio Moro surge em seguida,com 9%. 

Aécio Neves, João Doria, Joaquim Barbosa (sem partido) e Ciro Gomes têm 5% das intenções de voto. Alckmin e Luciano Huck (sem partido) aparecem com 3%. Outros 11% declararam que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos e 4% não souberam responder quem escolheriam.

O Datafolha também mensurou a rejeição dos possíveis candidatos à Presidência da República nas eleições do ano que vem. 

O presidente Michel Temer (PMDB) lidera com 64%. Lula (45%) e Aécio Neves (44%) aparecem na sequência. Geraldo Alckmin, com 28%, supera o nível de rejeição de Jair Bolsonaro (23%), que empatou com Luciano Huck. Ciro Gomes (22%) e Marina Silva (21%) surgem em seguida.

Luciana Genro (PSOL) tem 17%, assim como Ronaldo Caiado (DEM). João Doria e Sergio Moro são os possíveis candidatos com menor rejeição, com 16%.

O Instituto Datafolha ouviu 2.781 eleitores, em 172 municípios nos dois dias que antecederam a greve geral realizada na sexta-feira (28). A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Recomendado para você

Comentários