23/05/2018 14:59:00 - Atualizado em 23/05/2018 16:06:00

Condenado no mensalão tucano, Azeredo se entrega à polícia em MG

Redação/RedeTV! com Agência Brasil

Condenado a 20 anos e um mês de prisão, o ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB) se entregou às 14h45 desta quarta-feira (23) na 1ª Delegacia Distrital da Polícia Civil, no bairro de Santo Antônio, em Belo Horizonte (MG). Ele é o primeiro preso por participação no chamado mensalão tucano.

Azeredo era considerado foragido da Justiça por conta da demora no cumprimento do mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) na terça-feira (22), que negou o último recurso de Azeredo e determinou prisão imediata.

Apesar das negociações, Azeredo frustrou as expectativas iniciais do delegado responsável pelo caso, Aloísio Fagundes, e não se apresentou na noite dessa terça-feira. De acordo com a Polícia Civil, as diligências policiais para localizar o ex-governador mineiro estão em andamento.

O processo

Azeredo foi denunciado pelo suposto envolvimento em um esquema de corrupção montado para beneficiar sua campanha de reeleição ao governo mineiro, em 1998. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), mais de R$ 3 milhões foram desviados de empresas estatais mineiras. Para o MPF, a prática dos crimes só foi possível por meio de "esquema criminoso" montado pelo publicitário Marcos Valério, condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão.

Em 2015, Azeredo foi condenado pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro pela primeira vez. Na época, ele foi sentenciado a 20 anos e 10 meses de prisão. Em agosto do ano passado, a condenação foi confirmada em segunda instância, mas a pena aplicada ao político foi reduzida em 9 meses, passando para 20 anos e um mês.

Em 2014, Eduardo Azeredo renunciou ao cargo de deputado federal, perdendo o foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal – o que fez com que seu processo fosse remitido à Justiça de primeira instância, em Minas Gerais, retardando o julgamento.

Recomendado para você

Comentários