07/07/2022 16:57:00 - Atualizado em 07/07/2022 16:58:00

Comissão especial da Câmara aprova PEC que concede benefícios sociais

Redação RedeTV! com Agência Brasil

Texto segue para análise do plenário

(Foto: Agência Brasil)

Nesta quinta-feira (7), a proposta de emenda à Constituição (PEC) que aumenta o valor do Auxílio Brasil foi aprovada em comissão especial da Câmara dos Deputados.

Com 36 votos favoráveis e um contra, a PEC agora segue para o plenário, que deve votar ainda nesta quinta. Para ser aprovada, 308 parlamentares deve ser favoráveis ao texto-base. 

A matéria consolida as redações de duas PECs (15/22 e 1/22), sem alterar o mérito já aprovado no Senado para a PEC 1/22. Está previsto o estado de emergência no país até 31 de dezembro, justificado pela elevação “extraordinária e imprevisível” dos preços do petróleo, combustíveis e seus impactos sociais.

Na prática, a medida permite ao governo ampliar benefícios sociais que não seriam autorizados em ano eleitoral. Segundo a legislação, não pode haver concessão de novos benefícios ou distribuição de valores em ano eleitoral, a não ser em casos excepcionais, como estado de emergência.

“É notório o estado de pobreza pelo qual passa grande parte do país. O aumento dos combustíveis e a inflação desenfreada são pequenos indícios sobre o estado precário pelo qual passa a população mais carente. A PEC 01/2022 vem exatamente instituir o estado de emergência para ampliar o pagamento de benefícios, pois, em face das eleições, isso não seria possível sem que se infringisse o ordenamento jurídico e os mandamentos constitucionais”, justificou o relator da matéria, deputado Danilo Forte (União Brasil-CE).

Há previsão de Auxílio Brasil de R$ 600, auxílio de R$ 1 mil para caminhoneiros, vale-gás de cozinha e reforço ao programa Alimenta Brasil, além de recursos extras para taxistas, financiamento da gratuidade no transporte coletivo de idosos e compensações para os estados que reduzirem a carga tributária dos biocombustíveis.

Veja também!

>>> Cracolândia: comerciantes pagam propina a traficantes

>>> Pacheco autoriza instalação de CPI do Crime Organizado

>>> Empresário pediu propina para não denunciar PT

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários