13/11/2019 14:27:00 - Atualizado em 13/11/2019 15:58:00

Bolsonaro se pronuncia sobre invasão à embaixada da Venezuela em Brasília

Redação/RedeTV! com Agência Brasil

Apoiadores de Juan Guaidó entraram na embaixada 

O presidente Jair Bolsonaro usou o Twitter, na tarde desta quarta-feira (13), para falar sobre a invasão à embaixada da Venezuela em Brasília

Na publicação, o presidente disse que repudia a "interferência de atores externos" e que já estão sendo tomadas as "medidas necessárias para resguardar a ordem pública".

"Diante dos eventos ocorridos na Embaixada da Venezuela, repudiamos a interferência de atores externos. Estamos tomando as medidas necessárias para resguardar a ordem pública e evitar atos de violência, em conformidade com a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas", publicou Bolsonaro.

Invasão de embaixada

O grupo, que entrou na embaixada por volta das 5h, defende que a indicada por Guaidó para o cargo de embaixadora no Brasil, Maria Teresa Belandria, passe a chefiar a embaixada.

Diante da situação, centenas de apoiadores - tanto do presidente Nicolás Maduro como de seu opositor autoproclamado presidente - se dirigiram à embaixada para acompanhar de perto a situação. Alguns políticos também foram ao local para intermediar as negociações, bem como o coordenador geral de Privilégios e Imunidades do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Maurício Correia.

Mais cedo, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) se manifestou sobre o caso e informou, por meio de nota, que “o presidente da República jamais tomou conhecimento e, muito menos, incentivou a invasão da Embaixada da Venezuela, por partidários do Sr. Juan Guaidó”.

Ainda segundo a nota do GSI, tais acusações são feitas por “indivíduos inescrupulosos e levianos que querem tirar proveito dos acontecimentos para gerar desordem e instabilidade”, e que “as forças de segurança, da União e do Distrito Federal, estão tomando providências para que a situação se resolva pacificamente e retorne à normalidade”.

Em janeiro deste ano, o governo brasileiro reconheceu Juan Guaidó, líder opositor e presidente da Assembleia Nacional, como presidente do país. Do mesmo modo, Belandria foi reconhecida como embaixadora do país no Brasil. Mesmo assim, a sede diplomática em Brasília ainda é gerenciada por funcionários do presidente Nicolás Maduro. 

Vale lembrar que , nesta quarta, se iniciam os encontros dos líderes do Brics. O encontro acontece até a próxima quinta-feira (14) no Palácio Itamaraty, sede do ministério das Relações Exteriores.

Veja também!

>>> Senadora se declara presidente da Bolívia em sessão sem quórum

>>> Bolsonaro diz a aliados que sairá do PSL e criará novo partido

>>> Homens que espancaram travestis com pedaços de madeira vão responder por lesão corporal

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!

Recomendado para você

Comentários