25/03/2024 16:28:00 - Atualizado em 25/03/2024 16:29:00

Bolsonaro passou duas noites na embaixada húngara após operação da PF

Redação RedeTV!

Segundo o New York Times, o ex-presidente se abrigou na embaixada entre 12 e 14 de fevereiro, após ter passaporte apreendido

(Foto: Reprodução / "X" @govbrasil)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve por duas noites na embaixada da Hungria em Brasília, entre os dias 12 e 14 de fevereiro, após ser alvo de operação da Polícia Federal (PF) sobre tentativa de golpe no dia 8 de fevereiro. A informação foi divulgada pelo jornal New York Times, dos EUA, nesta segunda-feira (25).

A operação prendeu dois assessores de Bolsonaro e apreendeu seu passaporte em seu escritório na sede do PL. Quatro dias após a operação, a entrada do ex-presidente na embaixada foi registrada por câmeras de segurança.

Segundo o jornal norte-americano, Bolsonaro esteve acompanhado de dois seguranças, do embaixador da Hungria no Brasil e de membros da equipe diplomática. Ainda segundo o NYT, o ex-presidente não poderia ser preso se uma embaixada estrangeira o recebesse, já que esses endereços estão fora da área de atuação das autoridades.

A defesa do ex-presidente, em nota, confirmou que ele passou dois dias hospedado na embaixada da Hungria "para manter contatos com autoridades do país amigo" e que enquanto estava lá "conversou com inúmeras autoridades do país amigo atualizando os cenários políticos das duas nações".

Bolsonaro e Orban

O ex-presidente possui uma relação de amizade com o primeiro-ministro húngaro Viktor Orban, representante da ultra-direita.

- Em visita à Hungria em 2022, Orban chamou Bolsonaro de “irmão”.

- Em 2023, ambos compareceram à posse de Javier Milei na Argentina.

- No dia 08/02, após operação da PF, Viktor Orban mostrou apoio a Bolsonaro nas redes sociais.

Confira a nota da defesa de Bolsonaro na íntegra:

COMUNICADO AOS VEÍCULOS DE IMPRENSA

O ex-Presidente da República, Jair Bolsonaro, passou dois dias hospedado na embaixada da Hungria em Brasília para manter contatos com autoridades do país amigo.

Como é do conhecimento público, o ex-mandatário do país mantém um bom relacionamento com o premier húngaro, com quem se encontrou recentemente na posse do presidente Javier Milei, em Buenos Aires.

Nos dias em que esteve hospedado na embaixada magiar, a convite, o ex-presidente brasileiro conversou com inúmeras autoridades do país amigo atualizando os cenários políticos das duas nações.

Quaisquer outras interpretações que extrapolem as informações aqui repassadas se constituem em evidente obra ficcional, sem relação com a realidade dos fatos e são, na prática, mais um rol de fake news.

São Paulo, 25 de março de 2024.

Veja também!

- Marielle Franco: Viúva demonstra surpresa ao saber de envolvimento de Rivaldo Barbosa

- PF aponta irmãos Brazão como mandantes da morte de Marielle

- Delegado preso assumiu chefia da Polícia Civil na véspera do crime

Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube:

Recomendado para você

Comentários