08/07/2022 11:34:00 - Atualizado em 08/07/2022 11:59:00

Bolsonaro decreta luto oficial de três dias por morte de ex-primeiro-ministro japonês

Redação RedeTV!

O Itamaraty transmitiu condolências à família e aos amigos de Shinzo Abe, que morreu em um atentado nesta sexta-feira ( 8 )

(Foto: AP)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou luto oficial de três dias nesta sexta-feira (8) por conta da morte do ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe, vítima de um ataque a tiros na cidade de Nara.

“O Brasil condena, nos mais fortes termos, o ataque covarde ao ex-Primeiro-Ministro e soma-se ao governo e ao povo do Japão no repúdio a todo tipo de violência política, que atenta contra nossos valores compartilhados de defesa da democracia e da paz”, escreveu o Itamaraty em um comunicado.

Shinzo Abe tinha 67 anos e foi premiê do Japão duas vezes: entre 2006 e 2007, e entre 2012 e 2020, deixando o cargo por motivos de saúde.

Segundo a emissora estatal japonesa, NHK, Abe morreu ao ser atingido por dois tiros de espingarda. O suspeito, Tetsuya Yamagami, é um ex-integrante da Marinha japonesa que estaria insatisfeito com o ex-premiê, por isso decidiu matá-lo.

“O ex-Primeiro-Ministro Abe trabalhou de maneira incansável pelo aprofundamento da amizade Brasil-Japão. Durante seu governo, as relações bilaterais elevaram-se para o patamar de Parceria Estratégica e Global, revelando o reconhecimento da importância do relacionamento em todos os seus aspectos: político, econômico, humano. Abe sempre cultivou interlocução com o Brasil no mais alto nível, e sua presença na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016 simbolizou o afeto entre os dois países.

O Governo brasileiro transmite suas sentidas condolências à família e aos amigos do ex-Primeiro-Ministro Abe, ao governo e ao povo do Japão”.

Veja também!

>>> Câmara dos Deputados adia votação da PEC que concede benefícios sociais

>>> Conselho do FGTS aprova renda maior para Casa Verde e Amarela

>>> Rosângela Moro confirma pré-candidatura a deputada federal

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários