06/12/2016 14:55:00 - Atualizado em 06/12/2016 17:34:00

Área da Alerj vira praça de guerra com protesto de servidores

Redação RedeTV!

Centenas de servidores protestam em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro nesta terça.

Policiais militares lançaram bombas de gás e de efeito moral contra os manifestantes, que revidaram com rojões. Já são mais de duas horas de confrontos, o mais longo período desde que começaram os protestos contra o pacote do governo, no início de novembro.

Manifestantes estão atirando as famosas pedras portuguesas das calçadas nos policiais. que utilizam o 'caveirão' para dispersar o protesto.

Cones de lixo e um banheiro químico foram incendiados. Uma cena curiosa aconteceu: um caminhão dos bombeiros chegou para apagar um incêndio, mas foi impedido por colegas que participavam da manifestação.

Dentro da Alerj, a sessão continua normalmente, apesar de deputados usarem máscaras de gás por causa da fumaça tóxica da rua.

Os ativistas são contra o pacote proposto pelo governo estadual que deve cortar vários benefícios ao funcionalismo público, além de aumentar a contribuição previdenciária da categoria. 

Os manifestantes cogitam acampar em frente à Alerj. Hoje, as categorias que estão no ato são das áreas de segurança, sistema penal, educação, entre outras.

A paralisação geral prevista para acontecer nesta quarta foi adiada para os dias 14 e 15, quando serão votadas medidas como o aumento da contribuição previdenciária de 11 para 14% e congelamento de salários até 2020.

Recomendado para você

Comentários