17/10/2019 14:37:00 - Atualizado em 17/10/2019 14:47:00

Ao vivo: STF começa a julgar ação sobre prisão em 2ª instância

Agência Brasil

Supremo abriu sessão para tratar de 2ª instância

O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu sessão, na tarde desta quinta-feira (17), para julgar o cumprimento de pena após condenação em segunda instância da Justiça. Os ministros deverão decidir a prisão deve ocorrer após condenação em segunda instância ou somente quando se esgotarem todos os recursos possíveis (trânsito em julgado).

O julgamento tem como base três ações declaratórias de constitucionalidade (ADCs), relatadas pelo ministro Marco Aurélio e protocoladas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo PCdoB e pelo antigo PEN, atual Patriota.

Toffoli já havia dito a jornalistas que marcaria o julgamento no começo desta semana, visto que o tema atrai grande atenção por ter o potencial de afetar a situação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, hoje preso em Curitiba.

O assunto é polêmico dentro do próprio Supremo, onde já foi levado ao menos quatro vezes a plenário desde 2016, quando houve mudança no posicionamento da Corte, e a prisão em segunda instância foi autorizada. No entanto, em todas os casos, as decisões não foram definitivas. De 2009 a 2016, prevaleceu o entendimento contrário, de modo que a sentença só poderia ser executada  após o Supremo julgar os últimos recursos.

De acordo com Conselho Nacional de Justiça (CNJ)cerca de 4,9 mil pessoas condenadas à prisão em segunda instância podem ser beneficiadas caso o STF decida pelo cumprimento de pena somente após o trânsito em julgado. 

Veja também!

>>> Bombeiros confirmam terceira morte em desabamento em Fortaleza

>>> Bolsonaro assina MP para solucionar conflitos entre União e devedores

>>> Salles: manchas de óleo em praias são caso de poluição sem precedente

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!

Recomendado para você

Comentários