28/09/2016 16:08:00 - Atualizado em 28/09/2016 16:22:00

Alexandre Parola será o porta-voz do governo Temer

Reuters

O presidente Michel Temer indicou o diplomata Alexandre Parola para o cargo de porta-voz da Presidência da República, informou nesta quarta-feira a Secretaria de Comunicação da Presidência. 

Parola, que é atualmente chefe do Departamento Econômico do Itamaraty, já foi um dos negociadores da missão brasileira na Organização Mundial do Comércio (OMC) e tem experiência no cargo de porta-voz. Atuou na função durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. 

De acordo com a Secretaria de Comunicação, Parola tem um perfil "adequado" à posição justamente pela experiência adquirida no governo FHC. Entre seus colegas diplomatas, Parola é considerado muito preparado e tranquilo, além de extremamente discreto. 

A intenção inicial do governo era nomear um jornalista para a função, e Eduardo Oinegue, que já trabalhou nas revistas Veja e Exame e hoje é consultor de imagem, chegou a ser convidado, mas não aceitou. Foi ele quem sugeriu a Temer, depois de apresentar um plano de comunicação ao governo, que selecionasse um diplomata para a função, como fez FHC. 

A decisão de indicar o porta-voz veio da constatação no Palácio do Planalto de que o governo precisa tentar unificar o discurso e evitar declarações desastradas, como a antecipação por parte do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, de que haveria esta semana mais uma fase da Lava Jato. 

"Os ministros vão continuar falando, mas eles têm que entender que eles falam pelo governo, e não por conta própria", disse uma fonte palaciana. 

Recomendado para você

Comentários