29/11/2015 17:23:00 - Atualizado em 29/11/2015 17:44:00

Advogado de André Esteves faz petição ao STF para banqueiro ser liberado

Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O advogado que trabalha para André Esteves, presidente do grupo BTG Pactual, fez neste domingo uma petição ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o banqueiro seja liberado após prisão temporária de cinco dias.

A ordem de prisão de Esteves, que foi emitida em 25 de novembro, tem duração de até cinco dias e pode ser prorrogada por mais cinco.

O pedido foi apresentado ao ministro do SFT Teori Zawaski, encarregado da investigação, afirmou o advogado criminal Antonio Carlos de Almeida Castro, em uma entrevista por telefone a partir de Brasília.

"Ele já testemunhou e, até agora, não há nada que indique que ele deve permanecer na prisão", afirmou Castro.

Esteves foi preso no dia 25 de novembro por suspeita de que teria agido para obstruir uma investigação sobre possíveis subornos apurados pela operação Lava Jato, que investiga o maior esquema de corrupção do país.

Castro negou as acusações, que incluem conspiração com um senador da base governista para evitar que uma testemunha chave, o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, envolvesse o banqueiro no escândalo de corrupção.

O ministro do STF afirmou, com base em documentos do MPF, que o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), também preso nesta semana, teria oferecido ajuda financeira mensal de 50 mil reais à família de Cerveró, também um dos acusados no escândalo de corrupção.

O pagamento, segundo o MPF, seria feito por Esteves, do BTG Pactual.

Delcídio teria negociado oferta de fuga ao ex-diretor da Petrobras em troca de silêncio nas investigações e teria oferecido interferir politicamente em favor de Cerveró.

"Não tem nada que justifique que o André Esteves continue mais tempo na prisão, só porque autoridades competentes não tiveram tempo de investigar os documentos e fazer a sua análise no tempo hábil?", afirmou o advogado.

A Procuradoria Geral da República não comentou o assunto. Não foi possível contatar imediatamente algum representante do STF.

Ações e títulos do maior bando de investimento independente da América Latina, o BTG, caíram nesta semana e alguns clientes fizeram retiradas da unidade de gestão de ativos do banco desde a detenção de Esteves.

Recomendado para você

Comentários