30/05/2016 12:07:00 - Atualizado em 30/05/2016 12:36:00

Vila de milionários na Suíça prefere pagar multa a receber dez refugiados

Redação RedeTV!

(Foto: Reprodução/Daily Mail)

Os moradores da vila de Oberwil-Lieli, no distrito de Canto de Argóvia, na Suíça, escolheram pagar multa de 200 mil libras (cerca de R$ 1 milhão) a receber dez refugiados. O local tem cerca de 2,2 mil habitantes, entre eles 300 milionários.

De acordo com o Daily Mail, o governo federal havia determinado uma cota de refugiados a 26 municípios a fim de dar asilo a 50 mil refugiados em todo o país. A vila deveria receber dez pessoas, mas a população decidiu, em referendo realizado no dia 1º de maio, não receber os imigrantes e pagar o valor.

"Nós não queremos eles aqui. Simples assim", disse um dos residentes da vila ao Daily Mail. "Nós trabalhamos duro toda a nossa vida e temos uma vila adorável que não queremos que seja estragada. Nós não estamos adequados para receber refugidos. Eles não iriam se encaixar aqui", acrescentou.

Com a repercussão do caso e as acusações de racismo, o prefeito Andreas Glarner negou que a população que votou pela multa seja racista. Segundo ele, a decisão foi motivada pelo fato de não saberem os países de origem dos refugiados que seriam enviados para a vila.

"A rejeição foi um protesto contra a cota imposta pelo governo", defendeu ele, em entrevista ao Daily Mail. "Nós não fomos informados se os dez refugiados em questão são da Síria ou de outros países que passam por crises econômicas", acrescentou ele.

Glarner também declarou que os moradores acreditam que os refugiados sírios devem ser ajudados e o que valor da multa deveria ser usado com esse objetivo. "O dinheiro poderia ser enviado para ajudá-los, mas ao abrigá-los aqui estamos passando  a mensagem errada: outros irão arriscar suas vidas atravessando o oceano e irão pagar contrabandistas para trazê-los", justificou.

A Suíça prometeu dar asilo para 3 mil famílias sírias que deixaram o país por conta da guerra civil instaurada pela ação do Estado Islâmico. Em abril deste ano, o país recebeu mais 1.748 solicitações de asilo - no mesmo período do ano passado, eram 1.376 pedidos.

Recomendado para você

Comentários