02/09/2015 16:19:00

Vendedor brasileiro é um dos menos simpáticos do mundo, aponta pesquisa

Redação RedeTV!


(Foto: Reprodução/Fotos Públicas)

Apesar de ser conhecido em todo o mundo como um povo simpático e acolhedor, o brasileiro não mantém essa reputação quando o assunto são as vendas. Segundo uma pesquisa realizada pela companhia sueca Better Business World Wide, em parceria com a brasileira Shopper Experience, que mediu a simpatia de vendedores ao redor do mundo, o Brasil ocupa apenas a 15ª posição entre os 16 países do ranking, à frente apenas do Japão.

O estudo usou “clientes secretos”, que entraram nas lojas para avaliar os vendedores e mensurar a quantidade de atendimentos iniciados com um sorriso - no Brasil, 22 mil clientes secretos participaram. Apenas 79% dos atendimentos realizados no Brasil começaram com um sorriso do vendedor, enquanto os irlandeses, líderes no ranking, foram sorridentes em 97% das vezes. A segunda colocação é dividida entre Grécia e Porto Rico, com 93%, seguidos por Lituânia (92%), Suíça e Grã-Bretanha (91%), Letônia e Portugal (90%), Estônia (89%), Dinamarca e Turquia (88%) e Alemanha e Estados Unidos (87%). Atrás do Brasil está o Japão, com 74%, ocupando a 16ª posição.

Segundo os especialistas que realizaram a pesquisa, o sorriso influencia diretamente no resultado da venda: enquanto a média geral de vendas adicionais conquistadas foi de 52%, o Brasil teve desempenho de 37%, novamente acima apenas do Japão. A campeã em atendimentos que geraram compras adicionais foi Honduras, com 97%.

Mário Rodrigues, diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), explicou que a aproximação deve ser feita com simpatia e prontidão, deixando o cliente à vontade. “É preciso investir no trato social e na comunicação com eles, para se conquistar a venda perfeita, continuar humano, com capacidade de perceber as necessidades do outro e com o conhecimento para atendê-las”, disse. 

Recomendado para você

Comentários