18/06/2017 22:33:00 - Atualizado em 19/06/2017 05:33:00

Veículo atropela dezenas de pedestres no norte de Londres; polícia investiga se foi atentado

Redação RedeTV! com Agências

Um homem morreu e dez pessoas ficaram feridas na madrugada desta segunda-feira (19) depois que uma van atropelou um grupo de pessoas em Londres, capital da Inglaterra. O incidente ocorreu pouco depois da meia-noite no horário local (por volta de 20h em Brasília).

Um homem de 48 anos foi detido pela polícia londrina depois do atropelamento, que ocorreu perto de uma mesquita na região do Parque Finsbury, na parte norte de Londres. Ainda não há informações concretas se o atropelamento foi feito de forma consciente ou se foi apenas um acidente. A polícia antiterrorismo foi acionada para investigar o caso.

Segundo a rede BBC, o Conselho Muçulmano da Grã-Bretanha (MCB) teria garantido às autoridades que o motorista do veículo jogou o carro sobre os fiéis de forma intencional. A entidade teria dito, ainda, tratar-se de um caso de 'islamofobia' e pedido segurança adicional no entorno das mesquitas. 

Por meio das redes sociais, o prefeito de Londres Sadiq Khan classificou o ocorrido como um "ataque terrorista terrível contra pessoas inocentes". O mandatário afirmou que o caso ainda está se desdobrando, mas garantiu que foi um atentado. Khan pediu que a população de Londres se mantenha calma e vigilante, reportando qualquer ato suspeito à polícia. O prefeito da capital inglesa ainda assegurou que o policiamento foi reforçado próximo das comunidades, especialmente das que estão atravessando o Ramadã.

Em breve comunicado, a primeira-ministra britânica Theresa May classificou o atropelamento coletivo como um "incidente terrível" e como um "potencial ataque terrorista". A premier se mostrou solidária e afirmou que seus pensamentos estavam com as vítimas, com os familiares dos feridos e com os serviços de emergência destacados para atuar no local.  

O incidente ocorre em meio ao mês do Ramadã e muitos muçulmanos haviam acabado de deixar a mesquita após as orações noturnas, depois de encerrarem o jejum que dura todo o dia, até o pôr do sol. 

No mês passado, em 22 de maio, a explosão de uma bomba deixou 22 mortos e dezenas de feridos ao final do show da cantora Ariana Grande na cidade de Manchester, também no Reino Unido. No último dia 3 de junho outro ataque terrorista deixou dez mortos, sete vítimas e três terroristas. Na ocasião, uma van atropelou pedestres na London Bridge e, na sequência, terroristas esfaquearam pessoas em uma região repleta de bares, perto do local onde houve o atropelamento coletivo.

Recomendado para você

Comentários