03/09/2015 19:42:00 - Atualizado em 03/09/2015 19:51:00

Um terço dos brasileiros diz que está mais difícil equilibrar vida pessoal e profissional

Gabrielle Bertoni/Redação RedeTV!


(Foto: Reprodução/Internet)

Um estudo Global Generation Research realizado pela Ernst & Young entrevisotu 9.699 pessoas entre 18 e 67 anos e mostra que um terço (33%) dos profissionais brasileiros acredita que está mais difícil administrar a vida pessoal e profissional hoje do que há cinco anos. Trabalhadores com filhos e da Geração X, e pessoas nascidas do início dos anos 1960 até o final dos anos 1970, seriam os mais afetados.

As cinco principais razões apontadas para o aumento da dificuldade em administrar as responsabilidades da vida familiar e profissional são: o aumento salarial não acompanhou o aumento das despesas; mais responsabilidades no trabalho; mais responsabilidades em casa; maior jornada de trabalho; e, por fim, ter um ou mais filhos. A análise global mostra ainda que 51% dos profissionais que ocupam cargos de gerência  trabalham mais de 40 horas semanais.

Christian Barbosa, especialista em gestão do tempo e produtividade, ressalta que a partir do momento que falta equilíbrio, nasce uma série de reclamações, causando problemas aos líderes e falhas na execução da empresa. "A melhor lição que aprendi é estipular uma meta finita de dedicação de tempo ao trabalho, aprender a controlar a ansiedade e saber que o mundo não vai acabar caso um relatório seja revisado amanhã em vez da madruga de hoje. Planejar, priorizar e limitar é a tríade que a liderança precisa aplicar. O fracasso dentro de casa, não compensa nenhuma vitória corporativa", pontua o especialista.

O gráfico abaixo mostra o ranking completo da pesquisa com os oito países que possuem maior dificuldade de alcançar o equilíbro:


(Gráfico: Reprodução/ABRH)

Recomendado para você

Comentários