23/07/2018 07:11:00 - Atualizado em 23/07/2018 07:15:00

Trump responde presidente do Irã e diz que "não tolerará mais ameaças"

Redação/RedeTV!

(Reprodução: Instagram)

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, advertiu nesta segunda-feira (23) o presidente iraniano, Hassan Rohani, que “não volte nunca mais a ameaçar os EUA” se não quiser “sofrer consequências históricas”. A ameaça de Trump é resposta a discurso do líder iraniano que recomendou aos Estados Unidos “não brincar com fogo”.

“Ao presidente iraniano Rohani: Nunca mais volte a ameaçar os Estados Unidos ou sofrerá consequências como as que poucos sofreram antes na história”, escreveu Trump na sua conta do Twitter.


“Já não somos um país que aguentará suas palavras de violência e morte. Seja cauteloso!’.

No final de domingo (22), o presidente iraniano havia pedido a Washington “para não brincar com fogo” e que começar um conflito com Teerã representaria “a mãe de todas as guerras”.

“Negociar hoje com os EUA não significa mais que rendição e o fim das conquistas da nação do Irã. Se nos rendermos para um fanfarrão mentiroso como Trump, saqueiam o Irã”, adicionou Rohani em sua fala, divulgada pela agência de notícias IRNA (Islamic Republic News Agency).

Muitas sanções a Teerã

Em maio deste ano, Trump retirou os Estados Unidos do acordo nuclear multilateral de 2015 com o Irã e voltou a impor sanções a Teerã, que entram em vigor em agosto. A ação, que ameaça afundar ainda mais a economia iraniana, foi complementada com o comentário do presidente americano de que "o Irã vinha trapaceando o acordo", abrindo brecha para que o país se desenvolvesse de forma nuclear.

Rohani ressaltou no discurso deste domingo que o Irã vai responder às ameaças “com ameaças” e não se intimidará. “Pagaremos custos, mas conseguiremos mais benefícios”, afirmou o presidente iraniano.

“Negociar hoje com os EUA não significa mais do que a rendição e o fim das conquistas da nação do Irã. Se nos rendemos diante de um fanfarrão mentiroso como Trump, saqueiam o Irã”, acrescentou Rohani, que reiterou no discurso que os Estados Unidos iriam "se lamentar" pelas sanções feitas.

Resultado de imagem para rohani divulgação
Hassan Rohani em paletra (Divulgação/Republic of Iran)

Recomendado para você

Comentários