01/06/2018 16:07:00 - Atualizado em 01/06/2018 16:38:00

Trump confirma que irá se encontrar com Kim Jong-un em 12 de junho

Redação RedeTV

(Foto: Divulgação)

O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou nesta sexta que irá se encontrar com o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, em 12 de junho em Cingapura, conforme anunciado em maio. Ele comunicou sua decisão após encontrar no Salão Oval da Casa Branca o “número 2” do regime comunista, Kim Yong-chol.

O norte-coreano entregou uma carta de Kim Jong a Trump. Nela, o ditador mostrou-se interessado em manter a reunião do dia 12.

A visita de Yong-chol aos EUA é a primeira de um funcionário do alto escalão da Coreia Norte desde 2000, ainda no governo Bill Clinton.

O republicano havia cancelado a reunião após troca de farpas entre membros dos governos dos dois países. O vice Mike Pence disse que seria "um grande erro" Kim Jong-un achar que poderia "brincar" com Trump e que a Coreia do Norte poderia "acabar como a Líbia", onde o ditador Muammar Gaddafi foi morto pela população. A vice-ministra de Relações Exteriores norte-coreana classificou a fala de Pence como "estúpida".

As falas do assessor de Segurança Nacional de Trump, John Bolton, também irritaram o regime comunista. Ultraconservador e ex-embaixador dos EUA na ONU durante o governo de George W. Bush, Bolton sugeriu que as sanções contra a Coreia do Norte só seriam levantadas caso fosse adotado o modelo imposto à Líbia de Gaddafi, ou seja, a destruição total e completa do arsenal nuclear - isso enfureceu os membros do governo de Kim Jong-un.

Recomendado para você

Comentários