01/09/2015 21:52:00

Republicano Jeb Bush eleva tom contra Donald Trump nos EUA

2015-09-02 00:44:09 GMT+00:00 - Reuters

Por Steve Holland

WASHINGTON (Reuters) - O pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos Jeb Bush fez nesta terça-feira seu ataque mais direto contra Donald Trump até agora, reagindo a uma série de insultos pessoais ao citar várias causas democratas apoiadas pelo seu principal rival no passado.

Para dizer que Trump não é um conservador, a campanha de Jeb produziu um vídeo e usou as próprias palavras do magnata do setor imobiliário em que ele apoia a democrata Hillary Clinton, um sistema de saúde universal, impostos mais elevados e aborto parcial.

Questionado por um entrevistador de TV se ele era um republicano ou um democrata, Trump é visto no vídeo dizendo: "Você ficaria chocado se eu dissesse que em muitos casos eu provavelmente me identifico mais como um democrata".

Jeb, de 62 anos, está entre os pré-candidatos presidenciais republicanos cuja posição foi ameaçada pela ascensão de Trump. Uma média de pesquisas de opinião recentes coloca Jeb em terceiro lugar, com 9,5 por cento das intenções de voto, atrás de Trump, com 26,5 por cento, e do neurocirurgião Ben Carson, com 12 por cento, para a eleição presidencial de novembro de 2016.

O vídeo e outros comentários do ex-governador da Flórida sugerem que ele está disposto a enfrentar Trump de uma maneira que outros republicanos têm evitado até agora, aumentando a possibilidade de um confronto mais firme no próximo debate republicano, marcado para 16 de setembro na Califórnia.

O vídeo foi divulgado um dia depois de a campanha de Trump divulgar um vídeo atacando a crença de Jeb de que a imigração é um "ato de amor", mostrando imagens de três imigrantes ilegais condenados ou suspeitos de assassinato.

Recomendado para você

Comentários