18/03/2018 19:17:00 - Atualizado em 18/03/2018 21:50:00

Putin vence eleições na Rússia com 75% dos votos e completará 25 anos no poder

Redação RedeTV

Sem grande surpresas, Vladimir Putin ganhou novamente a eleição presidencial na Rússia.

"A Rússia está fadada ao sucesso. Devemos manter a unidade", disse Putin perante milhares de pessoas reunidas na praça Manezh, em Moscou.

"Muito obrigado pelo apoio. Muito obrigado pelo resultado. Vocês são nossa equipe e eu sou membro da equipe de vocês e todos os que votaram hoje formam nosso grande time nacional", destacou. O mandatário teve mais de 50 milhões de votos, batendo seu próprio recorde nas urnas.

Putin ainda disse que espera apoio até de quem não votou nele: "O êxito nos espera. É muito importante atrair para o nosso lado aqueles que podem ter votado em outros candidatos. Necessitamos dessa unidade para avançar. E para avançar devemos sentir o ombro de cada cidadão deste país", comentou. 

Segundo a Comissão Central Eleitoral, o presidente russo deve ter 75% dos votos. Aos 65 anos, Vladimir Putin está desde 1999 no poder (contando o tempo em que foi premiê de Dmitry Medvedev, seu pupilo político).

Os outros candidatos ficaram bem atrás. O comunista Pavel Grudinin teve 13,3% enquanto o líder ultranacionalista Vladimir Khirinovski chegou aos 6,3%. A única mulher candidata, Ksenia Sobchak, ficou com 1,4%.

Putin teve mais de 90% dos votos em locais como a Crimeia (que participou pela primeira dez de uma eleição presidencial após ser anexada por Moscou em 2014), Chechênia e Tartaristão.

Até em locais onde a oposição costuma ser mais forte, como em Moscou e São Petersburgo, Putin mostrou muita força: mais de 70% dos votos.

Mesmo as autoridades dizendo que as eleições foram limpas, não faltaram críticas ao processo. O principal nome da oposição, Alexei Navalny, que foi proibido de participar do pleito, denunciou irregularidades. Já Grudinin disse que estas eleições foram “as mais sujas que aconteceram no período pós-soviético".

Recomendado para você

Comentários